Caimex 2013

Enviar por E-mail

 No fim-de-semana 8 e 9 de junho Albergaria-a-Velha acolheu dezenas de bombeiros das regiões norte e centro do país num exercício de resgate de vítimas em estruturas colapsados. Duas derrocadas e um incêndio, e várias “vítimas”, este foi o cenário escolhido para as equipas aperfeiçoarem as suas técnicas, de forma a melhorar o desempenho na atuação em situações semelhantes. 

      Para ver fotos clique aqui

O exercício teve inicio as 14h 30 do dia 8 e terminou já passava das 3 da madrugada do dia 9, dezenas de elementos dos bombeiros de Albergaria-a-Velha, Oliveira do Bairro, Vagos, Figueira da Foz, Penela e Vila Real participaram nas jornadas “Caimex 2013”, de âmbito nacional.

Tornar o exercício a escala real de busca e resgate em estruturas colapsadas foi um dos objetivos estabelecidos com referencias, orientações e a metodologia do International Search and Rescue Advisory Group (INSARAG).

A primeira intervenção, início da tarde, foi nas instalações da antiga fábrica de papel de Valmaior, a primeira fase houve a necessidade de combater um incêndio numa cave, dada a “gravidade” e a existência de “vitimas” seguiu-se o “alerta” para uma derrocada, na sequência de um sismo. Os bombeiros de Albergaria a velha, foram os primeiros a chegarem ao local, e deram inicio ao ataque inicial, sendo que a última corporação a chegar ao local foi a de Vila Real, pelas 16.30 horas.

As corporações de bombeiros contaram com o apoio de equipas cinotécnicas, os cães procederam ao reconhecimento e identificação do local onde se encontrariam as “vítimas”.

Já passava das 21horas quando chegou o “alerta” de mais uma derrocada, as equipas deslocam se para uma antiga fábrica de pré-esforçados. As eventuais vítimas encontravam se num amontoado de placas de betão  e vigas, cénario real, visto que estas já se encontravam no local.

O exercício terminou, depois da retirada de todas as vítimas.

No fim o balanço é positivo, objetivos cumpridos e a experiencia a repetir.

 

 

 

Language

Promovídeo

Promo Vídeo

Clique na imagem para ver o
promo vídeo da Cruz Branca
Para ver as fotos clique aqui

@ Fire

@FIRE

Para visitar a página do @Fire clique na imagem

Risco de Incêndio


Para ampliar clique na imagem

Imagem Aleatória


Login Bombeiros



Contactos

brasao

Clique na imagem para ver os contactos da Cruz Branca

facebook

@FIRE

Para ir para a página oficinal dos Bombeiros Cruz Branca no Facebook clique na imagem

Ocorrências Activas


Para ver as ocorrências activas clique na imagem