O Túnel do Marão e os Bombeiros da Cruz Branca, uma situação Inédita

Enviar por E-mail

A empresa construtora da auto-estrada Amarante Vila Real (A4), denomina-se Infratunel, composta por parceiros espanhóis e portugueses (Somague), entre outros, apresentou-se aos Bombeiros da Cruz Branca. Fez uma abordagem sobre o projecto a implementar, identificou os elementos de ligação entre a empresa e os bombeiros e identificou os principais riscos: quedas em altura, acidentes variados na vertente da construção civil, incêndios em estaleiros, nos equipamentos e possibilidade de soterrados.

 

A análise do plano de emergência e outros dados complementares obrigou a Cruz Branca a algumas alterações designadamente:

- Rever formação em TAS, SGA, SD; Mergulho; combate a incêndios em espaços confinados e resgate em edifícios colapsados.

- Paralelamente houve uma definição de grelhas de alarme com os veículos adequados e com algumas alterações na carga de material da cada veículo.

Para além das grelhas de alarme como já foi dito que podem ser consultadas, as ABSC 01 e ABSC 02 (INEM), foram equipadas com mascaras de protecção para evitar a inalação de partículas em suspensão, quando da intervenção no interior do Túnel, após a detonação das cargas explosivas. O VSAE, foi reforçado com um carro de mão com manga de 45.

Também foram efectuados procedimentos na central de comunicações para melhorar a informação sobre a ocorrência e sua localização precisa. Relativamente aos tripulantes das ambulâncias a utilização de capacete é obrigatória. À equipa do VSAE, no interior do Túnel é obrigatória a utilização de ARICAS.

Podemos afirmar que esta construção da A4 implicou alterações ao quotidiano deste Corpo de Bombeiros, pois os riscos são diferentes.

 

Language

Promovídeo

Promo Vídeo

Clique na imagem para ver o
promo vídeo da Cruz Branca
Para ver as fotos clique aqui

@ Fire

@FIRE

Para visitar a página do @Fire clique na imagem

Risco de Incêndio


Para ampliar clique na imagem

Imagem Aleatória


Login Bombeiros



Contactos

brasao

Clique na imagem para ver os contactos da Cruz Branca

facebook

@FIRE

Para ir para a página oficinal dos Bombeiros Cruz Branca no Facebook clique na imagem

Ocorrências Activas


Para ver as ocorrências activas clique na imagem